Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Zuleica (Aline Borges) se viu obrigada a abrir o jogo com Guta (Julia Dalavia) a respeito da maternidade de Marcelo (Lucas Leto), já que os dois estavam visivelmente apaixonados e esse sentimento trazia-lhes uma enorme culpa, pois até então eles imaginavam ser irmãos por parte de pai.
Nos próximos capítulos a ex-enfermeira abrirá ainda mais o seu passado para Guta e Marcelo, expondo todo o trauma que carrega em torno de sua primeira gestação. Após o rapaz ameaçar mãe, dizendo que irá embora da fazenda caso ela não conte para ele quem é o seu pai verdadeiro, Zuleica revelará que foi abusada sexualmente por um cirurgião-chefe dentro do hospital em que trabalhava.
Ao saber que é fruto de um estupro, Marcelo ficará chocado, mas Zuleica tentará acalmá-lo: “Você foi a única coisa boa que me aconteceu nessa história”, dirá ela, mas não adiantará. Marcelo afirmará que revisitar o passado não o ajudará em nada e sairá dali.
Mais tarde, Zuleica revelará para Guta que o verdadeiro pai do Marcelo já é falecido. A mãe de Marcelo contará que Tenório flagrou o tal médico um dia passando a mão nela e que, coincidentemente, ou não, ele sofreu um acidente pouco tempo depois e foi encontrado com o órgão genital na boca.
Após ser obrigada a lidar com todos esses traumas novamente, Zuleica ainda sofrerá o baque de perder um filho. Roberto (Cauê Campos) será assassinado por Solano (Rafa Sieg), um pistoleiro contratado por seu próprio pai. A dor da personagem será tanta que até a atriz Aline Borges confessou em entrevista para o jornal Extra que chegou em casa com a cara inchada de tanto chorar na cena em que Zuleica fica sabendo sobre a morte do filho.