Nos próximos capítulos de Pantanal, a tensão entre Alcides (Juliano Cazarré) e Tenório (Murilo Benício) se intensificará. O momento de atrito entre os dois desencadeará a castração do peão, feita pelo coronel. As cenas estão programadas para irem ao ar no dia 1º de outubro, pouco antes do fim da trama, marcado para o dia 15 daquele mês.
Diferentemente da versão original, escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990, o ato criminoso não será explícito. Tudo envolverá um grande mistério, com gritos de pavor do jagunço, que será emasculado por seu antigo patrão. “Me mata, seu corno”, disparará o peão, com as mãos vedadas em Pantanal.
Alcides ouvirá a represália do coronel, que disparará tudo o que é necessário para humilhar o peão. O grileiro afirmará em bom-tom que Alcides não passa de um inútil e não conseguiu sequer vingar a morte do próprio pai. “Você ainda vai pagar caro por isso… Muito caro!”, bradará Tenório, cheio de rancor por Alcides desejar Maria Bruaca (Isabel Teixeira), ‘cortando a fivela’ do jagunço em Pantanal.
Maria Bruaca vê castração de camarote em Pantanal
Se não bastasse toda a humilhação, em cenas programadas para irem ao ar no mesmo dia, Tenório já terá castrado Alcides em uma tapera abandonada. Os urros de Alcides ecoarão, enquanto a sua amada, Maria Bruaca, observará a cena de horror através de um pequeno vão na porta do quarto.
Debochado, Tenório, após o terrível ato, ainda provocará Bruaca. “Pode recolher o que sobrou do teu homem”, concluirá o bandido, afirmando que o jagunço já não servirá mais para muita coisa daqui para frente em Pantanal.