Em Pantanal, o personagem de Osmar Prado irá surpreender e tentar matar Solano (Rafael Sieg), o assassino que foi contratado por Tenório (Murilo Benício) para tirar a vida de José Leôncio (Marcos Palmeira) e sua família.
Nos próximos capítulos da trama adaptada por Bruno Luperi na Rede Globo, o Velho do Rio irá dar de cara com Solano na tapera de Juma (Alanis Guillen). Na ocasião, a entidade se apresentará como uma alma penada para dar medo no pistoleiro.
“Quem é o sinhô?”, vai querer saber o matador. “Eu vim lhe seguindo faz tempo. ‘Tou’ aqui pra lhe dar um conselho: essa arma aí não pode ser disparada ‘ôtra’ ‘veiz’ aqui por essas bandas. Se for, ‘ocê’ morre”, ameaçará a entidade.
Assustado com a aparição, o jagunço de Tenório chegará a apontar sua arma para o protetor do pantanal. Contudo, Solano, que estará na tapera para se abrigar enquanto planeja seus passos macabros, acabará se dando muito mal.
“Atira, Solano!“, desafiará o Velho do Rio. Nesse momento, o idoso fará seu encanto e se transformará em uma sucuri. Instantes depois, o protetor do pantanal, surgirá enforcando o matador de Tenório enquanto o homem está se debatendo no chão.
Vale destacar que em outra ocasião Solano acabará morrendo quando for até a tapera de Juma para matar a moça, que a essa altura estará em trabalho de parto de um bebê que terá com Jove (Jesuíta Barbosa).
Ao saber que a vida da filha está em perigo, Maria Marruá voltará dos mortos para defender a cria. Juma aproveitará o momento de distração do assassino para virar onça e o atacar, provocando sua morte.
