Em Pantanal, Alcides (Juliano Cazarré) viverá momentos de tensão provocados por Tenório (Murilo Benício). O vilão, que levou chifres da agora ex-esposa Maria Bruaca (Isabel Teixeira), ainda não conseguiu superar a infidelidade da dona de casa com o peão.
.Para se vingar se Alcides e da mãe de Guta (Julia Dalavia), Tenório vai planejar o sequestro de Maria Bruaca e do amante. Porém, o ex-funcionário do grileiro não hesitará em desafiar o pai de Roberto (Cauê Campos) e Renato (Gabriel Santana).
“Me mata, seu corno… Me mata se ocê fô home! Ocê é um corno…”, gritará Alcides para Tenório. “No fundo é isso que ocê é… Um corno manso! O que sempre foi. Um covarde, que nunca teve coragem de fazê o que tinha que sê feito!”, prosseguirá o amante de Maria Bruaca.
Tenório, por sua vez, chamará o ex-empregado de inútil e afirmará que Alcides não conseguiu sequer vingar o assassinato de seu pai. O vilão esbravejará ainda que irá castrar o amante de sua ex-mulher. “Vou te capar… E te fazer ficar mansinho, mansinho”, gritará o grileiro.
Vale destacar que na primeira versão da trama, que agora vem sendo adaptada por Bruno Luperi, Alcides foi de fato castrado por Tenório como vingança pela traição. Contudo, o peão e Maria Bruaca devem ficar juntos no final da novela, gravada no Mato Grosso do Sul.
A versão original de Pantanal foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela primeira vez no ano de 1990. Na época, a trama fez grande sucesso nas telinhas da Manchete, agora, extinta. A novela promete ainda grandes surpresas aos telespectadores, como a morte de personagens importantes.
