Em Pantanal, novela exibida pela Rede Globo, José Lucas (Irandhir Santos) voltará para fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), após deixar Érica (Marcela Fetter) no altar, o peão se sentirá enganado, tendo em vista que a jovem escondeu que havia sofrido um aborto. O ex-caminhoneiro descobrirá no dia do casório.
Ao chegar nas terras pantaneiras, José Lucas será recebido com alegria por José Leôncio e todos os moradores da fazenda. O rapaz voltará com ideias políticas e começará a realizar trabalhos sociais para o povo pantaneiro. O jovem voltará para o Pantanal, com os pensamentos de que político bom pode fazer muita coisa pelos humildes.
A primeira atitude de José Lucas será montar uma escola itinerante na chalana de Eugênio (Almir Sater). Para isso, o peão contará com a ajuda de José Leôncio e Irma (Camila Morgado). O primogênito do Rei do Gado, convidará a ruiva para ser a professora.
Durante a conversa, José Lucas contará da escola e fará o convite para a dondoca de ser a professora das crianças. Surpresa, Irma pedirá um tempo para pensar, mas adianta para o peão está mudando o destino de sua vida.
“Você está mudando o sentido da minha vida”, falará a ruiva. José Lucas, por sua vez, ficará alegre com a resposta e falará que caso ela aceite o convite, ele também será aluno da madame.
Antes disso, José Lucas será alvo do matador de aluguel que Tenório contratou, o rapaz será atingido por um tiro e será salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado). A entidade levará o neto para a tapera de Juma (Alanis Guillen) e tomará as providências necessárias para salvar o neto.