Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Juma (Alanis Guillen) perdeu sua mãe pela segunda vez. A onça onde habitava o espírito de Maria Marruá (Juliana Paes) foi abatida por Renato (Gabriel Santana) no capítulo do último sábado (20/08), quando estava prestes a atacar Tenório (Murilo Benício). O próprio grileiro malfeitor chegou a apontar sua arma para a onça, mas ao cair no chão precisou da ajuda de seu filho para matar o animal.
Juma sentiu essa segunda morte de Maria Marruá sem nem ao menos ver a cena. No exato momento do tiro, Juma se queixou para Joventino (Jesuíta Barbosa) que não estava mais sentindo a presença de sua mãe.
No entanto, essa nova tragédia familiar fará com que Juma mude completamente sua vida. Por não sentir mais o espírito de sua mãe, a menina-onça enfim aceitará se mudar de mala e cuia para a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), realizando o maior desejo de Joventino.
Sem a mãe por perto, Juma se esforçará mais para viver na fazenda do sogro, em vez de ficar querendo voltar a todo instante para a sua tapera, como fez durante a maior parte da novela.
Sobre o espírito de Maria Marruá, quem acabará consolando Juma será novamente o Velho do Rio (Osmar Prado). A entidade mística contará para a esposa de Jove que a mãe dela já não estava mais no corpo da onça quando ela foi abatida. Sem dar maiores detalhes, o ancião pedirá para que Juma cuide bem da “oncinha” que ela carrega em seu ventre, dando a entender que o espírito de Maria agora está no filho que ela está esperando de Jove.