Jair Bolsonaro foi sabatinado por 40 minutos no Jornal Nacional. O presidente da República é candidato à reeleição e foi entrevistado por William Bonner e Renata Vasconcellos. Ao vivo no telejornal mais assistido da TV brasileira, Bolsonaro foi visto por milhões de brasileiros.
Nas redes sociais, muita gente questionou o tempo gasto por Bonner e Renata para fazerem perguntas. Segundo os críticos, entre eles o jornalista Milton Neves, os apresentadores do Jornal Nacional falaram mais do que devia.
O site Poder360 divulgou um levantamento do tempo usado por Bolsonaro na sabatina e mostrou que o presidente falou mais que os seus entrevistadores. Dos 40 minutos cronometrados de entrevista, o candidato à reeleição falou por 24min37seg. Os outros 15min23seg foram usados por Bonner e Renata Vasconcellos.
Na sabatina, Bolsonaro se defendeu de acusações, falou sobre a proximidade ao centrão após ter sido eleito e disse que o seu governo criou o Pix. O sistema de transferências instantânea foi criada, na verdade, durante o governo de Michel Temer, em 2018.
O lançamento aconteceu quando Bolsonaro já era o presidente da República. A sessão de sabatinas do Jornal Nacional continua nesta terça-feira, com Ciro Gomes (PDT). Lula (PT) será entrevistado na quinta-feira. Simone Tebet (MDB) fecha a série na sexta. Cerca de 156 milhões de brasileiros vão às urnas no dia 2 de outubro para eleger o presidente da República. Pesquisas apontam Lula à frente de Bolsonaro na corrida pela cadeira presidencial.