No Jornal Nacional, Bolsonaro diz que criou o Pix, mas verdade vem à tona

Presidente listou a criação do Pix como um dos feitos de seu governo iniciado em 2019.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (PL) chamou a atenção de telespectadores e internautas ao dizer no Jornal Nacional que foi o seu governo quem criou o Pix, sistema de transferências instantâneas que está sendo utilizado por milhões de brasileiros. A declaração de Bolsonaro repercutiu bastante.

“Fizemos o Pix, tirando dinheiro dos banqueiros”, disse Bolsonaro. O que o presidente não contou é que o Pix começou a ser desenvolvido pelo Banco Central em 2018, quando Michel Temer (MDB) era o presidente. Em maio de 2018, cinco meses antes da eleição de Bolsonaro e sete meses antes dele assumir a presidência, o Banco Central criou um grupo para trabalhar em prol do projeto.

A Federação Brasileira dos Bancos se posiciona à favor do Pix. De acordo com dados da entidade, até julho deste ano foram movimentados cerca de R$ 11 trilhões em 21,5 bilhões de transações com o Pix. Segundo a Febraban, 131 milhões de brasileiros já utilizaram o Pix.

Bolsonaro no Jornal Nacional

Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro deu entrevista ao Jornal Nacional, da Globo. O presidente ficou frente a frente com os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos. Milhões de brasileiros assistiram à sabatina na noite desta segunda-feira (22).

Durante a semana, o JN vai continuar sabatinando outros candidatos. Ciro Gomes, Lula e Simone Tebet serão os entrevistados entre esta terça e sexta-feira – na quarta-feira não haverá entrevista devido à transmissão do futebol e o tempo mais curto do Jornal Nacional.