Um dos momentos mais esperados na novela Pantanal, que está sendo exibida na Globo, é a morte de Tenório. Alcides está armando um plano para acabar de uma vez por todas com o vilão.
Em 1990, quando a história foi ao ar pela primeira vez na extinta TV Manchete, Alcides contou com a ajuda de Zaquieu para ajudá-lo em uma emboscada e o plano deu certo, só que o mordomo ficou gravemente ferido.
Zaquieu já estava apaixonado pelo peão e deixou claro que seria capaz de tudo para ajudá-lo, mesmo que fosse para tirar a vida do grileiro.
Os dois ficaram escondidos atrás de uma árvore e, quando viram Tenório indo na direção de seu barco, o peão deu as caras e avisou ao ex-patrão que havia chegado sua hora.
Surpreso com a ousadia de seu ex-funcionário, que segurava apenas uma lança, o vilão pegou seu revólver e apontou na direção de Alcides, pronto para acabar com o amante de Maria Bruaca.
Nesse momento, Zaquieu surge do outro lado, segurando um revólver e grita para o peão tomar cuidado. Tenório vira e atira no mordomo, que cai ferido no chão.
Alcides aproveita a distração do grileiro e corre em sua direção, acerta a lança em seu peito e coloca um ponto final em sua vingança.
Estas cenas na época tiveram grande repercussão, já que o público esperava ansioso para o fim do criminoso.
No remake da novela Pantanal na Globo, a história não será muito diferente do que foi exibido na manchete, exceto por um detalhe: depois que Tenório for atingido pela lança, ele será arrastado pelo Velho do Rio e acabará sendo devorado pelas piranhas.
Zaquieu, que na versão atual é interpretado por Silvero Pereira, também será ferido por um tiro disparado pelo grileiro, mas será socorrido a tempo e ficará bem. Alcides se mostrará agradecido pela ajuda do mordomo, mas no final ficará ao lado de Maria Bruaca.
