Os próximos capítulos de Pantanal reservam fortes momentos para Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater). O violeiro terá medo dos superpoderes do filho que ela espera dele e vai embora. Ele abandonará a ruiva grávida, sem dar nenhuma explicação.
Em cenas previstas para irem ao ar em breve, o peão sairá bem cedo da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) sem avisar nem a companheira grávida e nem ninguém do trabalho. O ‘cramulhão’ pegará o cavalo e ruma em direção ao rio.
Trindade vai embora de Pantanal
Após pegar o cavalo e sair bem cedinho da fazenda, Trindade abandonará o animal e o soltará em direção da propriedade do até então patrão. Em seguida, o violeiro se deparará com Eugênio (Almir Sater), que lhe dirá algumas verdades.
O chalaneiro aparecerá e dirá que o cavalo tem mais inteligência do que seres humanos, uma vez que sempre sabe o caminho de voltar para casa. Na sequência, Trindade dirá que deve ser bom quando se tem algum lugar para onde voltar.
Em uma cena carregada de emoção, pai e filho na vida real, conversarão sobre o destino. O violeiro pede para que o chalaneiro o leve para qualquer lugar, mas recebe como resposta que todos possuem um destino. Trindade rebate e diz que ficou completamente perdido na vida, depois que fez o pacto com o ‘cramulhão’.
Trindade e Eugênio tem batalha de viola em Pantanal
Quando a chalana segue seu rumo, o condutor pergunta ao seu passageiro mais detalhes sobre esse pacto. Trindade questiona se ele quer se aliar ao ‘coisa ruim’ também, mas Eugênio diz que não. Por fim, a última cena deles é uma tocante batalha de viola entre os músicos.