Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que José Leôncio (Marcos Palmeira) está decidido a ajudar Maria Bruaca (Isabel Teixeira) a lutar pelos seus direitos. O fazendeiro ficou indignado ao fazer uma proposta para Tenório (Murilo Benício), e o grileiro responder que sua ex-esposa não verá nenhum centavo dele, nem depois de morto. Na ocasião, José Leôncio propôs comprar a fazenda do vizinho para que ele desse a parte que é de direito de Bruaca.
Nos próximos capítulos, no entanto, quem ficará impossibilitado de usar qualquer dinheiro será o próprio Tenório. Com a ajuda de José Leôncio, a mãe de Guta (Julia Dalavia) acionará o ex-marido judicialmente; e a primeira decisão da Justiça será por bloquear toda a grana do grileiro malfeitor.
A advogada indicada por José Leôncio convencerá Maria de que ela tem direito a metade do patrimônio que Tenório construiu durante o casamento dos dois. As palavras da advogada farão com que a amante de Alcides (Juliano Cazarré) perca todo o medo que ainda possui pelo grileiro e o enfrente na Justiça.
Tenório descobrirá que todo o dinheiro que tem está bloqueado na pior hora possível. O vilão será avisado do fato justamente quando estiver precisando de grana. Um outro grileiro, que trabalha para Tenório, será o responsável por lhe dar a notícia.
O crápula estará pronto para aplicar mais um golpe, mas seu funcionário o avisará que não será possível vender um pedaço de terra (que nem dele é), porque os seus bens estão bloqueados pela Justiça. O funcionário de Tenório ainda o comunicará que ele não poderá mexer no dinheiro enquanto não resolver todas as pendências com sua ex-esposa.
Final de Tenório
O grileiro malfeitor conseguirá se vingar de sua ex-esposa, castrando Alcides, mas não escapará de morrer no final da trama. Tenório será morto por uma lança, atirada pelo próprio Alcides. Agonizando, o vilão será arrastado por uma sucuri até o rio, onde seu corpo será devorado por piranhas.