Na tarde desta sexta-feira (19), jornalistas da TV Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília cruzaram os braços para protestar, pedindo aumentos salariais. O movimento acabou sendo divulgado em grupos de WhatsApp. A principal reclamação é que o aumento oferecido pela emissora é inferior à reposição da inflação do período. Funcionários de outras emissoras também apoiaram os colegas de profissão.
O portal de notícias da TV entrevistou jornalistas envolvidos nos protestos. A manifestação aconteceu em frente à sede da Globo e foi apoiada pelo Sindicato dos Jornalistas da capital. Funcionários da TV Globo e da Globo News também participaram da greve. A proposta foi aprovada na assembleia de unificação da última terça-feira (16).
Os profissionais ficaram de braços cruzados, chamando a atenção em frente a emissora. Além disso, nas três capitais também foram utilizados trios elétricos, com jornalistas e sindicalistas falando sobre o motivo do protesto.
Mesmo com os profissionais parados por determinado tempo, os telejornais da Globo News e as versões dos principais telejornais, como o Jornal Nacional, não enfrentaram grandes problemas, porque as redações da emissora contam com grandes equipes nas cidades em que ocorreu o protesto.
Os sindicatos que representam os jornalistas de São Paulo e do Rio de Janeiro ainda não se pronunciaram sobre o movimento. Uma reunião entre empregadores e representantes da classe está agendada para o final deste mês. Espera-se que a questão possa ser resolvida na nova rodada de negociações. O SBT e a Record já fizeram o reajuste nos salários de seus jornalistas nos últimos meses.