Morreu na manhã deste sábado (20) a atriz Claudia Jimenez. Ela ficou imortalizada na televisão brasileira por dois papéis de destaque. O primeiro foi como Dona Cacilda, papel célebre na Escolinha do Professor Raimundo, já o segundo foi em Sai de Baixo, como a doméstica Edileuza, que tinha embates hilários com Caco Antibes. Ambos os humorísticos eram da TV Globo.
A artista estava internada no Hospital Samaritano, unidade de saúde que fica no bairro Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Desde 1986 fazia tratamentos, em decorrência de um câncer de pulmão que enfrentou. Ao longo da vida, foi submetida a três cirurgias do coração. O motivo do óbito não foi divulgado pela família ou amigos.
Morre atriz Claudia Jimenez, aos 63 anos
Claudia Jimenez se destacou na televisão em papeis do humor. Ela era filha de um cantor de tangos e que também era caixeiro viajante, com uma enroladora de bala de coco. A atriz nasceu na Barra da Tijuca, famoso bairro carioca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 1958.
Antes de se aventurar como atriz, fez curso normal com especialização em jardim de infância e maternal. Foi somente na juventude que começou a dar os primeiros passos na interpretação, quando começou a se dedicar no teatro amador.
Em uma entrevista, disse que sempre foi paga para fazer rir Inicialmente disse que sempre foi palhaça e que lhe pagavam para fazer rir. “No colégio de freira me pagavam um chocolate, bala para eu não deixar de ir na aula de religião, porque quando eu ia era um divertimento só”, relembrou durante a conversa.
Claudia Jimenez na Globo
A atriz Claudia Jimenez foi para a TV Globo pelas mãos do diretor Mauricio Sherman. Ela participou da abertura de Viva o Gordo, em 1980, programa de Jô Soares, falecido no dia 5 de agosto. Depois deu vida a Pureza, mulher do personagem Apolo. Seu último papel na televisão foi no quadro Infratores, exibido pelo Fantástico em 2018.