Em Pantanal, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) acabará levando a pior ao assinar um acordo de separação para dividir os bens de seu ex-marido Tenório (Murilo Benício). A mulher a essa altura será sido expulsa da fazenda do pai de sua filha por conta da infidelidade que cometeu contra ele.
Depois de ter ido morar na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), Bruaca receberá o apoio do boiadeiro e de sua família. O pai de Jove (Jesuíta Barbosa), chegará até mesmo a contratar advogado para ajudar Maria a conseguir a parte que lhe cabe dos bens de Tenório.
Depois de muitos desentendimentos, Maria e o vilão entrarão em um acordo. Contudo, a mãe de Guta (Julia Dalavia) ficará somente com as terras do sarandí. Vale ressaltar que o local é um verdadeiro entulho e foi motivo de mortes entre as famílias de Muda (Bella Campos) e Juma (Alanis Guillen).
Sem ter muita opção, Maria Bruaca assina os documentos e deixa de lado toda a fortuna de Tenório. Contudo, as maldades do grileiro não pararão por aí. Ele ainda irá querer se vingar de José Leôncio por ter abrigado e ajudado a mãe de Guta.
O plano sangrento de Tenório é tirar a vida do boiadeiro e de sua família e depois colocar a culpa em sua ex-mulher e no amante dela. Vale destacar que nos próximos capítulos de Pantanal, um matador de aluguel chegará às terras do grileiro e a mando dele causará o maior terror com sede de sangue.
Pantanal é uma trama exibida a princípio na Manchete, agora extinta, com autoria de Benedito Ruy Barbosa. Atualmente, a novela vem sendo adaptada por Bruno Luperi na Globo.
