Maria Bruaca ficou casada com Tenório por muitos anos em Pantanal. A dona de casa foi enganada e humilhada neste período. Enquanto ela cuidava da casa e da filha, Guta, o marido cuidava dos negócios e mantinha uma outra família com Zuleica.
Maria sofreu muito e deu um basta ao trair o marido com Levi, já falecido em Pantanal depois de cair no rio e ser atacado por piranhas, e com Alcides. Maria e Alcides estão juntos e a sofredora revelará à filha que pretende viver com o peão.
A declaração vai acontecer depois que Guta for até à tapera de Juma para ver como a mãe está. Juma vai receber a jovem e Marcelo com a espingarda na mão, mas Guta conseguirá ver Maria e falará com a mãe por alguns minutos. Ela vai até entrar na tapera e ficará impressionada com a situação precária do local.
Guta está preocupada com Maria. Depois que foi expulsa da fazenda de Tenório, a mulher passou pela chalana de Eugênio – e chegou a ignorar a filha -, depois saiu de lá e foi para a fazenda de José Leôncio. Agora Maria está no meio do mato, na tapera de Juma, pensando em se vingar do ex-marido.
Guta não vê problemas e aprova relacionamento da mãe com Alcides
Preocupada com a mãe, Guta foi até à tapera de Juma e orientou Maria Bruaca a lutar por seus direitos na justiça. Tenório a mandou embora da fazenda sem um tostão no bolso. Depois de Maria dizer que pretende viver com Alcides, Guta vai dar a resposta que a sofredora queria ouvir. A namorada de Marcelo afirmará que a mãe está livre para ficar com quem quiser.