Uma nova personagem chegará em Pantanal para agitar a trama. José Leôncio, que recebeu Maria Bruaca em sua fazenda, tentará ajudar a dona de casa de todas as formas. O Rei do Gado ficará inconformado com a forma com que Tenório tratou a mulher, expulsando-a de casa sem direito algum.
Com o consentimento de Maria, o fazendeiro contratará uma advogada para cuidar de seus interesses em relação com divórcio. A profissional chegará na fazenda mostrando sua sagacidade e competência com os assuntos jurídicos. José Leôncio ficará encantado pela advogada, podendo colocar em xeque seu romance com Filó.
A mãe de Tadeu, por sua vez, não gostará nada da presença de Maria Eugênica na fazenda. Na primeira versão da novela, um homem interpretou o advogado de Maria Bruaca. Na readaptação, Bruno Luperi decidiu trazer a atriz Luciana Borghir para o papel. Em entrevista, a artista falou sobre a importância de Maria Eugênia em Pantanal.
“Maria Eugênia vem falar de um assunto que a gente não pode deixar de falar em situação nenhuma: o abuso e a violência doméstica não se limitam à agressão física“, disse a atriz, que afirmou que a personagem Bruaca sofreu de forma intensa, mesmo sem ter sofrido agressões físicas por parte de Tenório, se tratando da violência emocional.
O tema sobre a violência contra as mulheres vem sendo amplamente abordado na trama, assim como os temas relacionados à comunidade LGBTQIA+. Na versão original de Pantanal, que foi ao ar em 1990, alguns aspectos da sociedade foram tratados de forma diferente. Bruno Luperi é neto de Benedito Ruy Barbosa, autor original da novela.