Stan Lee falece aos 95 anos e deixa o mundo de luto

PUBLICIDADE

O mundo está em luto. Aos 95 anos, faleceu Stan Lee, lendário autor de histórias em quadrinhos, responsável pela criação, de forma autônoma, de figuras reconhecidas no mundo todo como Homem Aranha, Demolidor, Quarteto Fantástico, X-Men, Pantera Negra, Hulk, Doutor Estranho entre outros.

Lee é icônico, porque trilhou todos os caminhos possíveis dentro desse mundo: autor, editor, produtor, escritor, diretor, publicitário, editor chefe, presidente, presidente emérito, empresário e até ator. E isso, tendo trilhado o caminho desde o início da sua carreira na Marvel, mas também tendo tido chance de trabalhar pontualmente na maior rival, a DC. E isso porque aos 40 anos queria largar tudo e só não largou por conta do apoio da sua esposa, também já falecida há pouco mais de um ano. 

Muitos irão dizer que sua autoria é contestável em alguns desses personagens, e isso pode ser verdade. Mas é inegável que o traço, a identidade visual, as inspirações e muito das narrativas foram a base do que o universo dos quadrinhos é hoje, grande máquina de fazer bilhões nos quadrinhos. Não à toa que ele fazia suas aparições nas obras de todos seus personagens, criando cenas engraçadas e divertidas, pontuando o lado lúdico que nunca pode abandonar essa forma de arte tão presente e tão atual.  

O homem por trás do mito vinha parando. Nem o carinho e idolatria dos fãs permitia mais sua presença nas feiras que tanto amava e que tanto refletia seu status heroico. Mas como muitos de seus filhos de nanquim, por trás da colant colorido, das frases espirituosas e do seu sorriso poderoso, havia um homem com saúde debilitada e conflitos familiares com sua única filha.

E o lado humano venceu, por fim, o lado heroico, e não há como não se lembrar da primeira Graphic Novel da casa das ideias, da qual ele inclusive participou: A Morte do Capitão Mar-vell: Stan Lee era o verdadeiro Capitão Marvel.

Algumas pessoas se tornam mais do que sua biografia, e a elas são incorporadas ações e feitos protagonizados por outros, deixando para trás o homem e ficando somente o mito e a lenda; e Stan já havia alcançado esse status. Nada mais justo que vá contar suas histórias na morada das estrela, junto dos Guardiões, do qual ele certamente faz parte secretamente há algum tempo. Obrigado, Excelsior!