Expulsa de casa, Maria Bruaca pensou que ficaria jogada pelo Pantanal, mas ela logo encontrou um grande amigo. Eugênio acolheu a ex-dona de casa em sua chalana e lhe deu não só abrigo, mas também uma amizade sincera.
Mas Alcides logo descobriu o paradeiro de sua amante e foi correndo atrás dela, declarando seu amor e levando Bruaca para morar na fazenda de José Leôncio, onde está trabalhando agora.
E nos próximos capítulos da novela Pantanal, Eugênio se encontrará com José Leôncio e abrirá o coração, revelando ao fazendeiro que está sentindo muita falta da amiga.
“Eu que pensei que num ia vivê pra encontrá o amigo sem um sorriso no rosto”, dirá o fazendeiro ao notar que o chalaneiro está com um semblante diferente.
“E eu? Que achei que num tivesse mais idade pra essa tal de saudade… Tô assim por causa duma amiga especial. Depois dessa chalana, ela foi a maior companheira que eu tive nessa minha jornada”, confessará o personagem de Almir Sater.
Eugênio contará ainda que a mãe de Guta encontrou a paz no rio e que ficava o tempo todo observando as águas. José Leôncio ficará emocionado com esta declaração e prometerá ao amigo que fará de tudo para ajudar Maria Bruaca.
Enquanto isso, Alcides estará planejando uma vingança cruel contra Tenório, o peão chegará à conclusão de que não conseguirá ter paz enquanto o grileiro estiver vivo.
Alcides sabe que mais cedo ou mais tarde o ex-patrão irá atrás dele e de sua amante, por isso tratará de armar uma emboscada, levando Bruaca para morar na tapera com Juma e assim atrair Tenório para poder matá-lo.
