Em Pantanal, Irma não imaginava que enfrentaria tantas dificuldades ao se envolver com Trindade. Nos próximos capítulos da trama, a filha de Mariana será abandonada grávida pelo peão. Trindade deixará a fazenda após ser ameaçado pelo cramulhão. A cunhada de José Leôncio ficará desolada com a partida de seu grande amor.
Se recusando a receber um melhor acompanhamento durante a gravidez no Rio de Janeiro, Irma passará a gestação na fazenda do cunhado. O dia do parto finalmente chegará e será cercado de desafios. Quando Irma começar a passar mal, Mariana pedirá para que José Leôncio providencie um avião para levá-la ao hospital.
Com muitas dores, a tia de Jove sequer conseguirá ficar sentada, impossibilitando uma viagem de avião. A hipótese de que ela seja levada de carro será cogitada, mas logo será descartada pelo longo tempo de percurso. Sem saída, Irma terá que ganhar o bebê na fazenda com a ajuda de Mariana e Filó.
Sem contrações suficientes para dar a luz, Irma agonizará de dor e chegará a perder a consciência por várias vezes durante o parto. Em dado momento, a filha de Mariana dirá ter ouvido o filho dizer que não nasceria sem a presença do pai. A esta altura, Trindade já terá partido da fazenda sem deixar rastros.
Quando estiver à beira da morte, sem forças para reagir, Irma contará com uma presença sobrenatural. Trindade surgirá ao lado da cama e dirá que ouviu o chamado do filho. “Eu não sinto mais ele… Não sinto mais nada, Trindade… Eu… Não sinto mais“, dirá a ruiva. Fora do quarto, Filó e Mariana ouvirão um riso de criança. Ao retornarem, Irma dirá que contou com a ajuda de Trindade para trazer o filho ao mundo, deixando todos perplexos.