Em Pantanal, Tadeu será surpreendido pela fúria de sua mãe. Filó mostrará ao peão que também ‘vira onça’ quando está com raiva. A dona de casa repreenderá a atitude do filho e brigará com o rapaz por causa de sua fala machista. O namorado de Zefa falará que não irá “meter a colher” na briga de Maria Bruaca e Tenório. A interiorana ficará furiosa e fará o peão refletir.
Em cenas que irão ao ar em breve, Tadeu irá até a cozinha da fazenda para perguntar a Filó onde seu pai foi. “Foi cutucá onça c’o vara curta pra variá”, dirá a dona de casa. O rapaz ficará morrendo de ciúmes e dirá que José Leôncio só tem olhos para Jove. “Foi só o Joventino vortá pra ele í se enfiá lá na tapera da Juma”, dirá o peão enciumado.
No entanto, Filó dirá que o fazendeiro foi até a casa de Tenório para conversar sobre negócios. A dona de casa deixará claro que não está gostando nem um pouco de José Leôncio ter se aproximado do crápula. Zefa, que estará ouvindo a conversa, irá se intrometer e dará sua opinião. Filó reprenderá a empregada e dirá que não concorda com ela. A jovem jogará a culpa em Maria Bruaca e dirá que a mãe de Guta é a responsável por ter aproximado José Leôncio do grileiro. “Foi a senhora quem botô a dona Maria aqui pra dentro de casa”, dirá Zefa sem papas na língua.
A dona de casa dirá que acolheu a mãe Guta porque ela não tinha onde ficar e que não poderia continuar morando em uma chalana. Tadeu, por sua vez, concordará com Zefa e dirá que ela não deveria ter se intrometido na briga do casal. “Mais a Zefa tá certa, mãe: em briga de marido e mulhé, ninguém metê a culher!”, dirá o rapaz. Filó ficará furiosa com a fala do filho e o dará uma lição de moral.
Filó dará uma aula de feminismo e dirá que muitas mulheres sofrem nas mãos de seus maridos porque as pessoas têm medo de se intrometer na vida conjugal do casal. Zefa refletirá e concordará com a dona de casa. Ela confirmará que o tempo que morou na casa de Tenório, Maria Bruaca sofreu na mão do crápula. Tadeu ficará confuso e dirá que a emprega mudou de lado para defender Filó.
Zefa se justificará e dirá que a ex-dona de casa enfrentou muitos perrengues por causa de Tenório. Filó encerrará o assunto e dirá que não se queixa de ser casada no papel, pois Maria Bruaca era esposa legítima e mesmo assim era maltratada.
