Em Pantanal, Zefa leva uma vida religiosa, mas cairá em pecado por causa de Tadeu. A personagem vai para a cama com o filho mais novo de José Leôncio e essa situação passará a atormentá-la. Zefa ficará atordoada com o que aconteceu.
Em pecado, ela procurará Tadeu para se casar, mas o peão vai dar de ombros para a situação. Tadeu nem imagina, mas ele está prestes a perder Zefa. Renato, filho de Tenório com Zuleica, está se aproximando da moça cheio de elogios que estão deixando a Zefa desconcertada e empolgada.
Vivendo uma crise com Tadeu, Zefa vai dar de cara com Renato e com Solano na fazenda de José Leôncio. Solano é o assassino de aluguel contratado por Tenório. Os dois vão à fazenda para conversar com o pai de Tadeu. Chegando lá, serão recebidos por Zefa.
A moça será elogiada. Renato a apresentará para Solano dizendo que ela é a pessoa de quem ele tanto fala. Solano vai dizer que achava exagero quando Renato dizia que Zefa era uma “flor de formosura”. A moça ficará toda toda com os elogios.
Em seguida, ela sairá para chamar José Leôncio e vai morder os lábios ao ouvir Renato dar uma clássica cantada invasiva: “ô lá em casa”. Tadeu que se cuide porque Zefa está quase caindo nos braços de Renato. Antes de trabalhar para José Leôncio, ela trabalhava para Tenório e Renato vai dizer que não perdoa o pai por ter despedido Zefa.
Pantanal vai ao ar de segunda a sábado e tem feito grande sucesso na TV Globo. A novela é exibida depois do Jornal Nacional e tem sido a responsável pela maior audiência diária da TV brasileira. O folhetim está programado para terminar em outubro.