Em Pantanal, Maria Bruaca (Isabel Torres) passou a viver em uma chalana na companhia de Eugênio (Almir Sater) desde que seu então marido Tenório (Murilo Benício) a expulsou de casa por conta de sua infidelidade.
Bruaca foi morar na embarcação sem contar a ninguém e deixou sua filha Guta (Julia Dalavia) bastante preocupada. Nos próximos capítulos, a filha de Maria irá descobrir o paradeiro da chalaneira e chegará a pedir ajuda à Zuleica (Aline Borges) para proteger a vida da mãe.
Guta contará à madrasta que Maria Bruaca está vivendo na embarcação de Eugêncio e deixará a personagem de Aline Borges espantada: “Porque você está me contando isso?“, questionará Zuleica. “Porque eu preciso da sua ajuda… Pro meu pai deixar ela em paz“, responderá a namorada de Marcelo (Lucas Leto).
Mais adiante, Guta ousará enfrentar o próprio pai em defesa da mãe. Ao questionar ao grileiro sobre o motivo de ele não ter lhe contado sobre o paradeiro de Maria Bruaca, ele debochará e a herdeira lhe fará ameaças: “Você vai deixar ela quieta no canto dela!”., dirá a moça. Quem é você para me botar ameaça?“, falará Tenório.
“Quer dizer que eu não garanto a segurança dela se ela ficar no meu caminho!“, disparará o pai de Guta, que responderá: “E eu não garanto a sua se alguma coisa acontecer com ela!“. Bruaca chegará a ir morar com a família de José Leôncio (Marcos Palmeira) depois de sair da chalana de Eugênio.
Em outros capítulos de Pantanal, a mãe de Guta chegará a viver com Juma (Alanis Guillen) na tapera da selvagem a pedido de Alcides (Juliano Cazarré) seu amante. A trama vem sendo adaptada por Briuno Luperi na Globo. Sua primeira versão foi ao ar na Manchete em 1990.
