Em Pantanal, após se libertar da vida de bruaca, Maria se tornou chalaneira e aproveita a sua liberdade ganhado a sua vida trabalhando na embarcação de Eugênio. Muito feliz, a ex-dona de casa tem feito tudo o que sempre quis fazer quando estava casada com Tenório. No entanto, a mãe de Guta se enfiará em uma nova enrascada para ajudar seu amante. Alcides convencerá Maria ir morar na tapera e fará a interiorana de isca para atrair Tenório para ele conseguir o matá-lo.
Antes disso, Maria deixará a chalana de Eugênio e irá se instalar na fazenda de José Leôncio. Ela será acolhida por Filó, que ficará muito comovida com a história da mãe de Guta e pedirá para o Rei do Gado deixá-la ficar na propriedade dos Leôncio. O pai de Jove acabará concordando e Maria passará uns tempos na fazenda. Em cenas que irão ao ar em breve, Alcides irá atrás da ex-dona de casa e a convencerá a embarcar em uma nova vida ao seu lado. Encorajada, Maria irá até José Leôncio e Filó contará sua história de vida e deixará todos perplexos.
Além de abrigar Maria em sua casa, José Leôncio contratará advogados para cuidar do caso da mãe de Guta e processar Tenório. Ao saber que ela foi expulsa de casa pelo grileiro, o Rei do Gado ficará do lado da interiorana e dirá que ela tem direito a metade de todo o patrimônio de seu ex-marido. A profissional contratada pelo pai de José Lucas fará uma excelente defesa e conseguirá que Maria consiga o que é seu por direito.
Contudo, a disputa judicial entre Tenório e a interiorana deixará Alcides frustrado, já que isso acabará atrapalhando seus planos de vingança contra o grileiro. Para conseguir dar andamento no seu plano, o peão fará de tudo para afastar a ex-dona de casa de José Leôncio e Filó e a convencerá de ir morar com Juma na tapera.
No início, a mulher-onça não vai gostar nem um pouco de saber que terá uma nova hóspede e tratará a mulher com frieza. Com o tempo, elas aprenderão a conviver e Maria passará a ter uma admiração pela coragem de Juma. Apesar disso, o motivo da mudança repentina de Maria para o casebre da mulher-onça só tem um objetivo: atrair Tenório.
