Em Pantanal, o personagem de Silvero Pereira ainda está tendo dificuldades para se acostumar com certos fatos que ocorrem em seu novo lar, a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). O rapaz chegará a ver a arte do próprio cramulhão e ficará horrorizado, a ponto de quase ter um treco.
Zaquieu, que veio para a casa do boiadeiro para servir Mariana (Selma Egrei), tem conseguido fazer novas amizades no pantanal, inclusive com Alcides (Juliano Cazarré), por quem passou a ter grande apreço. Contudo, existe alguém com quem o novo peão da pensão de José Leôncio não quer se meter: o diabo.
Nos próximos capítulos de Pantanal, Zaquieu vai se deparar com a viola de Trindade (Gabriel Sater) tocando sozinha, como se estivesse sendo conduzida por espíritos. O mordono de Mariana não reagirá bem diante da situação sobrenatural e quase terá um piripaque ali mesmo.
Enquanto isso, Trindade está enfrentando problemas com o cramulhão, pois não sabe se vai conseguir dar fim ao pacto com o diabo. Vale destacar que o peão engravidou Irma (Camila Morgado), mas acabará abandonando a ruiva ainda no período da gestação.
Pantanal é uma trama de 1990, exibida pela primeira vez na extinta Manchete. A novela, que foi gravada no Mato Grosso do Sul, foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, e agora vem sendo exibida na Globo sob a adaptação de Bruno Luperi, neto do autor original. O folhetim tem feito enorme sucesso na emissora carioca, onde vai ao ar no horário sobre.
