Em Pantanal, o personagem de Jesuíta Barbosa terá uma grande surpresa com o pai. O rapaz tentará a todo custo mostrar o Velho do Rio (Osmar Prado) ao boiadeiro, porém, ele não conseguirá enxergar o próprio pai.
Depois de voltar da viagem que fez a Santa Catarina, Jove vai encontrar o avô. Durante o trajeto que os dois farão de barco, acabarão se deparando com José Leôncio, que virá em outra embarcação ao lado de Tibério (Guito).
Jove acreditará que o pai pode ver o Velho, mas estará completamente enganado: “Olha, pai. Olha, pai! O Velho do Rio tá aqui comigo, na minha frente. O meu avô, Joventino, está aqui comigo, pai!“, dirá o aspirante a fazendeiro apontando para a entidade.
Aconteceu que José Leôncio ficará “cego” enquanto o filho tenta mostrar seu avô: “O que ‘ocê’ tá falando?“, vai questionar o fazendeiro. “O velho do rio, pai. Ele tá aqui comigo“, insistirá o amado de Juma (Alanis Guillen). “Deixa de ser maluco“, disparará o boiadeiro enquanto as duas embarcações vão se afastando.
Momentos mais tarde, Jove perguntará ao Velho do Rio se Zé Leôncio o viu. “Não sei. Eu não saí daqui, saí?“, dirá o protetor do pantanal. Vale destacar que o José Leôncio só verá a entidade, de fato, quando morrer ao sofrer um infarto no final da novela.
O pai de Jove se transformará na entidade e passará a proteger sua família, assim como fazia o pai enquanto atuava em tal função. Pantanal é uma trama escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa, mas sua nova versão vem sendo adaptada pelo neto do autor, Bruno Luperi.
