Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram diversas coisas sobrenaturais acontecendo ao longo da trama. Desde Maria Marruá (Juliana Paes) virando onça ao Velho do Rio (Osmar Prado) virando sucuri, o enredo escrito originalmente por Benedito Ruy Barbosa mistura o que é real com o folclore que habita nas zonais rurais do Brasil afora.
O próprio Velho do Rio é considerado uma figura mística, que encarnou no velho Joventino (Irandhir Santos) e que hoje tem a função de cuidar do bioma. Mas por mais que o personagem de Osmar Prado esteja acostumado com o sobrenatural, até ele se assustará com uma cena surreal que irá ao ar nos próximos capítulos.
Uma comitiva de fantasmas surgirá do nada na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Assustado, o Velho do Rio se transformará em sucuri para espantar o ponteiro da comitiva, após um dos fantasmas abrir a porteira. A entidade mística, no entanto, perceberá que estão todos mortos e que eles não querem fazer mal a ninguém.
Um dos fantasmas tocará um berrante ao ver a sucuri pronta para o ataque. O repique será ouvido por José Leôncio, que assim como Filó, verá os peões andando por sua fazenda. Ao amanhecer, o fazendeiro ficará ainda mais assustado ao perceber que não há nenhum rastro indicando que uma comitiva passou por ali.
“Num sei se veio voâno, mais sei que tivéro aqui“, dirá o fazendeiro em um diálogo com Tadeu. Os dois perceberão que não estão loucos ao presenciar uma brasa de fogueira ainda quente, provando que os fantasmas cozinharam no local.