Maria Bruaca foi convidada por Alcides para morar na tapera da fazenda de José Leôncio em Pantanal. O plano foi armado por Muda e tinha como intenção atrair Tenório, ex-marido de Maria Bruaca e vilão odiado, e matá-lo. Mas a situação não sairá como o esperado.
A primeira parte do plano terá sucesso já que Tenório vai descobrir que a ex-esposa está na tapera e vai atrás dela. Só que o objetivo de Alcides e de Muda era impedir que o vilão se aproximasse de Maria Bruaca. Isso quem vai fazer é Juma.
O grileiro chegará à porta da tapera, muito próximo da ex-mulher. Maria Bruaca não terá Alcides e Muda para defendê-la, mas contará com Juma. Armada, a filha de Maria Marruá colocará Tenório para correr. A jovem-onça ficará brava e pedirá que Tenório não fale seu nome.
Logo depois, Juma vai atirar na direção do pai de Guta. Tenório ainda vai tentar argumentar, dizendo que é da paz, mas Juma não vai dar ouvidos. Ela vai atirar de novo e restará ao vilão fugir, com os rabinhos entre as pernas, para não ser alvejado. Maria Bruaca ouvirá os tiros e sairá para ver o que está acontecendo.
Juma vai caçoar de Tenório dizendo que ele é cagão. Se não fosse Juma, o grileiro temido teria chegado junto à esposa. O plano de Alcides, que diz amar Maria Bruaca, e de Muda quase colocou em risco a vida da mãe de Guta.
Tenório ainda quer vingança porque não aceita ter sido traído pela mulher com Alcides. Logo ele que manteve uma segunda família, com esposa e filhos, e sempre tratou a ex-esposa como um capacho.