O Velho do Rio morrerá na reta final da novela Pantanal, o lugar dele será ocupado por José Leôncio após falecer por problema de saúde. Mas antes de partir definitivamente, o personagem de Osmar Prado terá uma conversa definitiva com Juma e fará uma confissão a sua protegida.
Durante o bate-papo, o ancião pedirá à menina-onça para reatar o casamento com Jove: “Eu num sô o seu pai… mais é que nem se ocê fosse minha fia“. A entidade explicará que Jove não é ‘peixe dessas águas e nem bicho dessas mata’, pois se sente como um pássaro e precisa de mais liberdade para viver.
Em seguida o Velho do Rio lembrará a Juma que ela conseguiu perdoar Muda, que foi até lá para matá-la, desta forma, pode muito bem perdoar o marido.
Juma começará a chorar, dizendo que nunca se sentiu tão sozinha, então seu protetor dirá que ela pode chorar o quanto quiser, que isto até lhe fará bem, pois mesmo as pessoas mais fortes em algum momento se sentem fragilizadas.
“Ninguém pode sê dono seu, Juma Marruá…Ninguém! Tua vida tá no teu ventre… Ocê nunca mais vai tá só nesse mundo… Nunca“, finalizará a entidade.
Essa conversa será decisiva para a filha de Maria Marruá voltar atrás, pois ela disse que jamais perdoaria o marido, porém, aceitará Jove de volta.
Enquanto isso, o fotógrafo está em Santa Catarina e se interessando cada vez mais por Miriam, sua colega e trabalho. Para não deixar que eles iniciem um romance, o Velho do Rio aparecerá para o neto, lembrando-o do compromisso assumido com Juma.
O rapaz retornará para o Pantanal e quando reencontrar Juma ela estará pronta para perdoá-lo e reatar o casamento.
