Em Pantanal, o personagem de Irandhir Santos irá passar por maus bocados. O rapaz será vítima de um golpe da barriga, verá a morte de perto e ainda ficará desnorteado quanto ao futuro que deve seguir.
Um dos primeiros dramas de José Lucas no pantanal é que Tenório (Murilo Benício) irá atentar contra sua vida. Baleado por um matador do rival de seu pai, o peão, que atualmente namora a jovem Érica (Marcela Fetter), vai ficar entre a vida de a morte, porém conseguirá sobreviver.
Nessa fase difícil, o filho de José Leôncio passará a receber cuidados do Velho do Rio (Osmar Prado). O rapaz ainda será enganado pela namorada, que fingirá estar grávida depois de perder o bebê fruto do relacionamento dos dois.
Influenciada pelo pai, a jovem não contará que não está mais esperando a criança para não perder o casamento com José Lucas. Contudo, mais tarde, ela resolverá falar toda a verdade, já que a mentira a estava consumindo.
Desnorteado, José Lucas recebe conselhos do Velho do Rio enquanto é cuidado pela entidade. “Eu fico me perguntando o que vai ser da minha vida depois disso tudo”, se questionará o peão. “Você vai seguir de encontro ao seu destino, como as águas desse rio”, responderá o ancião.
Contudo, José Lucas não demonstrará acreditar no que diz o Velho: “Meu destino parece um rio que não leva a lugar nenhum”, dirá o rapaz. Entretando, a entidade afirmará que “todos têm um destino” e ainda contará ao parente que o dele “é ir atrás das ideias que já estão passando por sua cabeça”.
Ainda diante dos conselhos do avô, José Lucas dirá que não tem certeza do que quer, alegando que não sabe se conseguirá cumprir suas responsabilidades se tratando da política. Ele prosseguirá dizendo que é “muito difícil remar contra a corrente”. Nesse momento, o personagem de Osmar Prado rebaterá: “Não é o que você fez a vida inteira? Então você vai conseguir”,
