Assim que souber que Maria Bruaca está morando na chalana com Eugênio, Alcides irá atrás de sua amada e a convencerá a deixar a embarcação para morar na tapera com Juma. Para a personagem de Isabel Teixeira será uma mudança e tanto, pois ela se tornou grande amiga de Eugênio, mas sabe que é preciso seguir com a vida.
O peão ficará ainda mais revoltado com o ex-patrão e se mostrará disposto a dar cabo à vida de Tenório, mas sabe que para isso precisará armar um bom plano, pois o grileiro é esperto.
Apesar de amar Bruaca, Alcides perceberá que poderá usá-la como isca para atrair o ex-patrão e, assim, acabar com o vilão de uma vez por todas. A partida de Maria Bruaca da chalana será emocionante, pois ela se mostrará muito agradecida a Eugênio e ele dirá à amiga que está sempre de portas abertas para ajudá-la.
A princípio, a mãe de Guta ficará hospedada na fazenda de José Leôncio, onde será muito bem acolhida, mas não ficará lá por muito tempo porque Alcides a levará para morar com Juma.
O plano do peão acabará não dando certo e ele não conseguirá matar Tenório. Isso só vai acontecer na reta final da novela Pantanal, quando Trindade será possuído pelo cramulhão e revelará o grande segredo do grileiro.
O diabo contará que Tenório tem o corpo fechado e não morrerá se for atingido por tiros. Para tirar a vida do crápula será preciso acertar uma lança no peito dele e Alcides armará um novo plano, desta vez contando com a ajuda de Zaquieu.
A vida de Maria Bruaca na tapera de Juma será diferente de tudo que ela lá viveu, pois o casebre é bem modesto e a vida por lá não é fácil, mas a ex-dona de casa sabe que é temporário, até resolver sua vida definitivamente com Alcides.
No final de Pantanal, Bruaca e seu peão irão embora para Sarandi, onde recomeçarão a vida.
