Após se desentender mais uma vez com Jove (Jesuíta Barbosa), a personagem de Alanis Guillen passa a morar na tapera onde passou praticamente toda sua vida ao lado da mãe, a agora falecida Maria Marruá (Juliana Paes).
Contudo, mesmo sendo tão durona, a mocinha chegará a sentir muita falta do amado. Grávida, Juma, que desistiu do casamento com o filho mais novo de José Leôncio (Marcos Palmeira), ficará bastante abatida quando começar a notar a ausência do aspirante a fazendeiro.
A essa altura, Jove terá ido para Santa Catarina a fim de estudar sobre técnicas novas de plantou para melhorar seu entendimento no trabalho no campo. Enquanto isso, Juma lamentará para o Velho do Rio (Osmar Prado), acerca de como tem se sentido.
Sozinha, a filha de Maria Marruá implorará amparo do protetor do pantanal: “Fica aqui cumigo, Véio… Eu tô me sintino muito sozinha“, falará a selvagem.O ancião dirá que precisa ir e que a mocinha nunca havia se sentido assim. “Mas agora tô“, responderá a amada de Jove.
Comovido com o estado de sua protegida, o Velho adentrará na tapera de Juma para conversar com a mocinha. A entidade comparará o neto a um pássaro ao que Juma concordará, acrescentando ser sem ninho.
“Ele tem ninho. Ou, pelo menos, tinha… E era aqui“, falará o Velho do Rio. “Mái num é mais!”, dirá Juma, acrescentando que não confia mais no amado. A essa altura, o ancião tentará acalmar os ânimos da mocinha enquanto ela fica exaltada diante do abandono de Jove.
Vale lembrar que o filho de José Leôncio vai se encantar por uma jovem que conhecera em Santa Catarina. O affair, entretanto, não durará muito, posto que Jove retornará mais tarde ao pantanal.
