Tenório descobrirá nos próximos capítulos da novela Pantanal que Maria Bruaca está morando na casa de José Leôncio. O grileiro já sabe também que Alcides está trabalhando nesta mesma fazenda e logo concluirá que os dois amantes estão juntos.
Ao retornar para casa, o personagem de Tenório conversará consigo mesmo e dirá: “O que aquela Buraca tava fazendo lá?! Ela e aquele peão devem tá se fartando feito dois porcos que são. Eu falei pra ela í pra longe daqui… Mas, não… Ela tinha que í pará justo na casa de quem?“.
Quando o vilão expulsou Bruaca de casa, deu a ela uma quantia e dinheiro e avisou que era para ela ir para longe do Pantanal, mas agora a encontra na fazenda vizinha.
Isso terá um peso enorme para o grileiro, porque ele sabe que se a ex-esposa entrar na Justiça, terá direito a metade de seus bens e isso é algo que ele jamais vai querer em sua vida.
Tenório desconfiará que José Leôncio poderá arrumar um bom advogado para ajudar Maria Bruaca e então começará a planejar a morte da ex-esposa: “Eu num queria fazer uma besteira, Bruaca, mas você tá me obrigando“.
Antes de ser expulsa de casa, a mãe de Guta chegou a pegar uma arma e disparou contra o marido, mas errou o tiro. O grileiro sabe que poderia ir até a Justiça e prestar queixa de tentativa de homicídio, mas tem medo que o juiz queira fazer uma devassa em seus negócios e aí descobrir seus podres.
Tenório continuará pensativo e chegará à conclusão de que matar a ex-esposa pode ser a única saída, o problema é que ele não sabe como fazer isso sem deixar suspeita.
