Tenório descobriu que Alcides e Maria Bruaca vinham tendo um caso e para se vingar da esposa, transformou a vida dela em um inferno. O crápula fez questão de buscar sua segunda mulher em São Paulo, levando-a para morar em sua fazenda, juntamente com a mãe de Guta.
Bruaca perdeu a cabeça, quase matou o marido com um tiro e acabou sendo expulsa de casa. Sem ter para onde ir, a personagem de Isabel Teixeira foi acolhida por Eugênio e passou a morar na Chalana, mas em breve ela ganhará uma nova moradia.
Alcides, tão logo descobre onde está sua amada, irá até à chalana conversar e levá-la para morar com ele na fazenda de José Leôncio. A princípio o fazendeiro não achará que está é uma boa ideia, mas Filó insistirá até convencer o fazendeiro.
Maria Bruaca se sentirá aliviada por morar na fazenda de Zé Leôncio, ao lado de Alcides, mas a paz dela chegará ao fim no dia em que encontrar o ex-marido por lá. Tenório fará uma visita ao fazendeiro para pedir um favor e dará de cara com a ex.
“Que foi? Perdeu a língua, junto da decência?”, dirá ao grileiro para Maria Bruaca. José Leôncio perceberá que sua hóspede está desesperada e entrará na conversa: “Eu acho bão o amigo í pra sua casa, sossegá a sua mulher… Vai cum carma por esses caminho“.
Tenório responderá que ficou nervoso ao ver a ex-esposa na fazenda do vizinho, pois não imaginava que ela estivesse morando ali. Filó, vendo que Bruaca está até tremendo, se aproximará e dará apoio à nova amiga.
Esse será o começo de uma nova fase na conturbada relação entre Tenório e Maria Bruaca, inclusive o grileiro irá propor que ela volte para seus braços, mas a mãe de Guta recusará.
