Juma viverá um momento muito triste em Pantanal. A onça mãe da mocinha de Pantanal será vítima de uma bala disparada por um dos filhos do Tenório em cena que promete muita emoção aos telespectadores do folhetim exibido pela TV Globo.
Tenório e Renato vão em busca da sucuri no Pantanal, mas vão acabar é se deparando com a onça. A cena terá bastante tensão. Renato pedirá ao pai que não faça movimentos bruscos e que saiam dali. Tenório vai esbravejar que manda naquela terra.
Com Renato querendo ir embora e a onça esturrando mais alto, Tenório tentará pegar a arma. A onça vai perceber e atacará o grileiro. A arma de Tenório cai no chão. Renato vai pegar a arma e atirar contra a onça em um momento de desespero.
O animal irá embora sangrando e morrerá. No momento do tiro, Juma terá um pressentimento. “A mãe tá em pirigo e precisa de ajuda”, dirá a jovem-onça. O animal desaparecerá deixando rastro de sangue por onde passar. Renato ficará atordoado pelo que fez. Tenório vai elogiar o filho.
Em Pantanal, Maria Marruá já foi morta na outra fase da novela, mas continua aparecendo como onça para proteger a filha Juma em alguns momentos. Pantanal vai ao ar de segunda a sábado na TV Globo, logo depois do Jornal Nacional.
Originalmente, Pantanal foi exibida pela TV Manchete em 1990. O remake tem supervisão de texto de Bruno Luperi, neto do autor da trama, Benedito Ruy Barbosa. A versão que vai ao ar na Globo tem algumas adaptações em relação ao que foi exibido na TV Manchete há mais de 30 anos.