Pantanal reserva fortes emoções em seus próximos capítulos, a começar pelo reencontro entre Guta e Maria Bruaca. Após ver a mãe ser expulsa de casa por Tenório, a jovem fará de tudo para a encontrar, mas acabará ignorada. Levando uma nova vida, Maria evitará o contato com a filha e fará pedido após anunciar decisão sobre seu destino.
Vivendo na chalana de Eugênio, Maria Bruaca será vista por Guta. Na beira do rio, a jovem perceberá se tratar da mãe na embarcação e tentará de tudo para se reaproximar dela. Maria Bruaca perceberá que a filha a observa, mas virará o rosto, seguindo pelas águas pantaneiras.
Sem desistir, Guta pegará um barco e irá sozinha atrás de Maria Bruaca. Frente a frente com a mãe, a jovem será rejeitada. “Pelo amor de Deus, Guta… Deixe a sua mãe viver a vida dela, tá? Agora vai, vai com Deus. Me deixa, me deixa…“, dirá Maria Bruaca, colocando para fora tudo que estava engasgado.
Guta não aceitará o pedido da mãe e tentará fazer com que Maria Bruaca mude de ideia, porém sem sucesso. As duas chegarão a trocar declarações de amor, mas Maria pedirá que a filha a esqueça. Decidida, a mais nova chalaneira pedirá que Eugênio acelere o barco e deixará Guta para trás.
A filha de Tenório gritará para que a mãe a espere, mas será ignorada mais uma vez. “Não vem atrás de mim, não”, gritará Maria Bruaca. Livre da vida sofrida do passado, Maria ainda esbravejará que não é mais uma bruaca. “Agora eu sou ‘Maria Chalaneira’”, dirá a mãe de Guta aos berros, enquanto parte deixado a filha.