Na versão original da novela Pantanal, exibida em 1990 na extinta TV Record, Trindade foi embora quando engravidou Irma e só apareceu novamente para fazer o parto do filho, mas depois sumiu para sempre. No remake da Globo, o violeiro endiabrado também sumirá misteriosamente.
Ele já sabe que sua ‘princesa’ engravidou, inclusive em uma cena exibida recentemente na trama das 21 horas, ele pediu a Irma que não deixe ninguém fazer mal à criança, uma indireta para dona Mariana que chegou a sugerir à filha que faça um aborto.
Como na versão original, o peão também sumirá de maneira sobrenatural, deixando sua amada grávida e desamparada. A dúvida que ficar, é: Trindade morreu ou apenas foi embora?
O violeiro endiabrado está muito preocupado com a possibilidade de seu filho herdar poderes sobrenaturais e deixará a fazenda de José Leôncio sem avisar para onde vai. Irma ficará arrasada quando souber que seu grande amor a abandonou.
Mariana, pelo contrário, ficará muito feliz com o sumiço de Trindade e voltará a pedir à filha para que faça um aborto o mais rápido possível, colocando um ponto final na gravidez. E o público não terá mais notícias do personagem de Gabriel Sater, pois ele não voltará ao remake da novela Pantanal, deixando um ar de mistério.
Sem poder contar com a ajuda da mãe, Irma acabará se aproximando de José Lucas e ficará com ele no final da novela, assim como aconteceu na versão original de Pantanal, na década de 90. O ex-caminhoneiro se envolverá com Érica nos próximos capítulos e quase se casará com a loira, mas no final da trama ficará com a ruiva, assumindo o bebê-diabo.
