Juma (Alanis Guillen) já recebeu o conselho de vários personagens de Pantanal sobre o perigo de ter José Lucas (Irandhir Santos) morando em sua tapera. A menina-onça não ouve ninguém que tente aconselhá-la, porém, isso vai mudar quando conversar com o Velho do Rio (Osmar Prado).
O encantado abrirá a boca para a jovem, que prontamente ouvirá seus conselhos. Ele irá até à casa de Juma e fará para a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) um pressentimento, ao que ela ouve e toma uma decisão drástica.
Juma ouve pressentimento do Velho do Rio em Pantanal
O Velho do Rio diz para Juma que, se ela insistir em manter José Lucas vivendo em sua tapera, haverá uma rixa ainda maior. O encantado aparecerá para ela assim que seu neto sai para buscar madeira.
“Escuta o que eu tô te dizêno, Juma… Ou ocê inda vai causá uma guerra entre irmão!”, pressentirá o Velho do Rio. “Num é isso o que eu quero…”, se defenderá Juma. “Então manda o José Lucas embora daqui… Senão é isso o que vai acontece”, bradará o ancião.
Juma fica quieta diante das previsões do seu conselheiro, porém, levará em consideração tudo o que ele lhe diz. A jovem ficará pensando no que ele disse durante todo o dia e mais tarde expulsa o rapaz sem dó de sua casa, perguntando sem papas na língua, porque ele não volta para a casa dele.
Juma escorraça com Zé Lucas
Depois de perguntar para Juma se ela o está mandando embora, eles terão uma espécie de ‘discussão de relação’. Ela não se segura, começa a compará-lo com Jove (Jesuíta Barbosa) e ele sugere que volte para o seu amado.