Tadeu contará a todos na fazenda que Maria Bruaca se separou de Tenório e até foi expulsa de casa e enquanto o peão segue com suas fofocas, Alcides ouvirá tudo sem falar nada. O fofoqueiro ainda provocará o peão, mas ele se manterá frio e responderá: “Nem quero saber“.
Mas a esta altura, Tadeu já terá percebido que Alcides não queria só uma noite de prazer com a dona de casa e começará a provocar o ex-funcionário de Tenório para ver se ele tem alguma reação, afinal, Bruaca agora está livre e desimpedida.
O filho de José Leôncio perguntará a Alcides se ele não sente saudade da mãe de Guta, mas o capataz continuará agindo com frieza, alegando que na fazenda de Tenório ninguém vale nada.
Continuando com as provocações, Tadeu perguntará sobre Maria Bruaca e o peão responderá: “Aquela é uma pobre coitada. Comeu o pão que o diabo amassou e, ainda por cima, teve que dizer que era bom“.
Mas quando o personagem de José Loreto revelar que Bruaca e Tenório estão separados, Alcides fará cara de espanto e ficará pensando o motivo dela não ter lhe procurado, já que deve estar passando por um dos momentos mais difíceis de sua vida.
Tadeu seguirá provocando o funcionário de seu pai e perguntará se ele sabe onde Bruaca estaria morando, o que pretende fazer da vida e por que não o procurou para dar satisfação, mas Alcides continuará reagindo com frieza: “Não sei… e nem quero saber“.
Apesar de agir desta forma, o peão ficará o tempo todo pensando na amada e na primeira oportunidade irá atrás dela para propor que comecem uma vida nova, mas bem longe dali.
