Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) foi expulsa por Tenório (Murilo Benício) e deve deixar a fazenda já no capítulo dessa segunda-feira (01/08). O grileiro malfeitor descobriu os chifres que sua mulher lhe botou após ouvir uma conversa entre Zefa (Paula Barbosa) e Alcides (Juliano Cazarré), em que o peão deixou claro que se deitava com a esposa do patrão.
Antes de partir, no entanto, Maria Bruaca falará poucas e boas para Tenório e tentará matar o vilão com um tiro. A mãe de Guta (Julia Dalavia) errará o disparo e acabará deixando o local praticamente fugida.
Desnorteada, Maria passará um tempo vagando pelas águas do rio na chalana de Eugênio (Almir Sater), mas será resgatada por Alcides, que a levará junto com ele para a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Com medo de se criar inimizade com Tenório, José Leôncio não gostará da ideia de abrigar a mãe de Guta, mas será convencido por Filó.
Já ambientada na fazenda de José Leôncio, Maria Bruaca será flagrada pelo ex-marido, que terá ido ao local para pedir um dos favores que sempre pede para o vizinho. Apesar do susto, os dois não trocarão nenhuma palavra na hora, mas Tenório soltará em casa: “O que aquela Bruaca tava fazendo lá?”.
O grileiro malfeitor se lembrará que Alcides também está na fazenda do vizinho e se queixará pra si próprio: “Ela e aquele peão devem tá se fartando feito dois porcos que são”, dirá Tenório, um pouco apreensivo com a ideia de que sua ex-esposa pode entrar na justiça para exigir seus direitos.