Os acontecimentos na vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) consolidarão a mudança de suas atitudes junto a Tenório (Murilo Benício) e Guta (Julia Dalavia). A dona de casa mudará de uma vez por todas, soltará a voz e até conquistará o chalaneiro Eugênio (Almir Sater).
Maria Bruaca será expulsa de casa pelo marido, tentando até se jogar no rio. Porém, ela viverá semanas de muita paz e cantoria na companhia de Eugênio, que sobe e desce as águas do bioma brasileiro com a sua chalana.
Maria Bruaca conquista Eugênio em Pantanal
O chalaneiro ficará conquistado com a voz de Maria e rasgará diversos elogios a ela. “Ocê tem a voz bonita, Maria. Num devia de ter vergonha disso. Tua voz é doce, como as águas desse rio”, elogiará o violeiro nos próximos capítulos da trama da Globo.
Ela não receberá o elogio e dirá que o que faz é um grasnido que não pode ser chamado de canto. Até isso acontecer, o novo estilo de vida da dona de casa será o assunto principal de algumas fofocas. Agora, Bruaca será conhecida pelos moradores da região como Maria Chalaneira.
A mãe de Guta gostará desse momento de libertação, entrosará com o novo amigo e se mostrará totalmente adaptada a essa nova fase, tanto que até conduz a chalana. Eugênio confessará que está gostando da companhia dela, mas que ia gostar ainda mais se ele encostasse em cada posto com ele e cantassem juntos.
Maria Bruaca lamenta casamento com Tenório
Em uma dessas viagens, Maria Bruaca e Eugênio passarão em frente da fazenda de Tenório e ela o vê junto de Zuleica (Aline Borges). Com os olhos cheios de lágrimas, lamenta que nunca teve marido, que o que sempre possuiu foi um dono.