Bebel Gilberto usou as redes sociais na noite deste sábado (23) para se pronunciar após um gesto polêmico que protagonizou em um de seus shows nos Estados Unidos. Em vídeos, a cantora aparece pisoteando uma bandeira do Brasil e perguntando ao público se eles achavam que ela estava feliz em ser brasileira. O momento aconteceu em um show da artista na Califórnia, nos EUA, na terça-feira (19).
Uma das primeiras personalidades brasileiras a repercutir o gesto de Bebel foi Mário Frias, ex-secretário da Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ao compartilhar o vídeo em seus perfis sociais, o ex-ator de Malhação afirmou que “essa gente não sente nada pelo Brasil”.
Cantora se pronunciou
Como já era de se imaginar, não demorou muito para que o gesto polêmico da artista repercutisse nas redes sociais e ela se pronunciou. A filha de João Gilberto pediu desculpas e caracterizou o ocorrido como sendo um “ato impensado”.
Bebel diz que se tivesse parado um pouco para refletir antes de fazer tal gesto, veria que com ele estaria dando de presente para a extrema-direita uma imagem que eles poderiam usar para destilar ódio repugnante e falso patriotismo.
E mais, Bebel ainda acusou a extrema-direita de sequestrar símbolos nacionais e corroer a democracia do Brasil com um projeto que ela julga autoritário de poder. Bebel explica terem sido esses os motivos de seu gesto impulsivo no show.
A cantora afirma ainda que não demorou até se dar conta de que a bandeira do Brasil também pertence a todos os brasileiros e, por isso, logo se desculpou com o público.