Durante uma conversa com Alcides, nos próximos capítulos da novela Pantanal, Tenório comentará sobre uma ordem que deu ao pai do peão no passado e que resultou em um banho de sangue, inclusive, foi nessa ocasião que o irmão de Juma morreu.
“Passar fogo“, dirá o crápula sobre o episódio que foi mostrado na primeira fase do remake da Globo. Depois do desentendimento com Jove, Alcides prometerá matar o filho de José Leôncio e, por isso, estará querendo sua arma de volta.
Tenório, vendo que pode tirar proveito da situação, dirá ao funcionário: “Eu acho que você tá querendo me provar que é mais valente do que o seu pai“. O capataz explicará ao peão que não quer ser mais ou menos valente que nem o pai, pois são iguais.
O vilão alegará que da boca pra fora, podem até parecer, e ao ouvir isso, Alcides avisa que se o grileiro duvidar, pode mostrar do que é capaz.
O personagem de Murilo Benício continuará com o assunto, dizendo ao funcionário que algumas coisas na vida precisam ser feitas com muito cuidado, pensando bem antes, para não dar nada errado.
Em seguida, Tenório dirá ao peão para ele ter paciência, aguardar a hora certa, que ele mesmo mandará tirar a vida do filho de Zé Leôncio, como na época em que o pai de Alcides era seu funcionário. O capataz se mostrará curioso para saber o motivo do pai ter morrido e o grileiro explicará que ele teve coração mole e acabou se dando mal.
Ao ver que Alcides está com sangue nos olhos, querendo se vingar de Jove, o grileiro verá uma ótima oportunidade para usar o funcionário e se livrar dos Leôncio.
