Após a confusão acontecida na festa de casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), em que Alcides (Juliano Cazarré), bêbado, provoca o noivo enquanto Jove chama a esposa para dançar, Tenório (Murilo Benício) estimula o peão a se vingar.
Tudo aconteceu quando Alcides comentou que Jove supostamente não seria homem o suficiente para conduzir a dança com a noiva. Na sequência, o peão se ofereceu para dançar com Juma e logo puxou uma faca ameaçando Jove.
O noivo ainda pediu que o peão guardasse o instrumento, já que estava bêbado. Entretanto, o peão não larga e, assim, Jove acaba imobilizando-o. Apesar de prometer que vai embora, Alcides volta e parte para cima do noivo, que acaba acertando o peão com um golpe, fazendo com que Alcides caísse desacordado frente aos convidados da festa.
Tenório incentiva vingança
Após o acontecido, Tenório oferece, então, metade de sua fazenda a Alcides caso ele assassine Jove e José Leôncio (Marcos Palmeira): “Então aproveita e mata o pai dele junto… Aí a gente toma conta de tudo… E eu lhe dô metade daquela fazenda”, estimula o grileiro.
Humilhado após o acontecido na festa, o apaixonado por Maria Bruaca (Isabel Teixeira) demonstrará toda a sua sede de vingança nos próximos capítulos da novela: “Num posso vivê c’o essa vergonha! Da próxima vez, vai sê na bala”, promete o peão.
Com o acontecido, o irmão de Jove desabafa com Tenório, sem saber que o grileiro é que está estimulando a atitude do peão. Dessa forma, Tenório promete ao filho de Filó (Dira Paes) que tentará tranquilizar Alcides quando, na verdade, coloca ainda mais lenha na fogueira.