Desde o início de Pantanal, Tenório (Murilo Benício) tem se mostrado o grande vilão da trama. Contudo, em capítulos que devem ser exibidos em breve, o marido de Maria Bruaca (Isabel Torres) vai se mostrar uma espécie de herói.
Tudo acontece quando Alcides (Juliano Cazarré) tem uma briga feia com Jove (Jesuíta Barbosa). O funcionário de Tenório fica com sede de vingança, e o patrão aconselha que ele tire a vida de José Leôncio (Marcos Palmeira), o pai de seu inimigo.
Contudo, quando Alcides se prepara para matar José Leôncio e o filho mais novo de uma tacada só, Tenório dá uma de bom samaritano. Sem nenhum motivo aparente, o grileiro desestimula o peão, afirmando que não quer mais vê-lo dar cabo do fazendeiro e de seu herdeiro.
Mesmo sem entender Tenório, Alcides desiste de matar pai e filho. Vale lembrar que o peão vive um romance secreto com Maria Bruaca, uma das mulheres do grileiro. Quando descobrir a infidelidade da esposa, ele a expulsará de casa, com uma mão na frente e outra atrás. Ainda, Tenório contratará um assassino de aluguel para tirar a vida de Alcides e de Maria Bruaca.
Pantanal é uma trama que vem sendo adaptada por Bruno Luperi, neto do autor da versão original, Benedito Ruy Barbosa. Atualmente, a novela é exibida pela Rede Globo e vem rendendo grande audiência para a emissora carioca, com nomes importantes da teledramaturgia brasileira, como Osmar Prado, Camila Morgado, Dira Paes, Juliana Paes, José Loreto, Enrique Díaz e Caco Ciócler. A primeira versão foi exibida na Manchete, em 1990.
