Maria Bruaca, personagem de Isabel Teixeira na novela Pantanal, sofreu poucas e boas nas mãos do marido, o vilão Tenório, interpretado por Murilo Benício. O grileiro sempre tratou a esposa como um capacho e não pensou duas vezes ao enfeitar a cabeça dela com chifre diversas vezes.
Tenório tem até outra família paralela, que só agora foi descoberta pela esposa que se manteve fiel por muitos anos. Com tanto sofrimento acumulado, Maria Bruaca decidiu enfeitar a cabeça do marido também e teve um caso com Alcides.
O problema é que Tenório vai descobrir tudo ao ouvir uma conversa de Zefa com Alcides e expulsará Maria Bruaca de casa. A mulher vai se abrigar na chalana de Eugênio, enquanto Alcides vai para as terras de José Leôncio. Tenório não vai sossegar e promete vingança contra a esposa e o amante dela. Outras pessoas serão incluídas no plano maléfico.
Maria Bruaca pode ficar com metade dos bens de Tenório
Grileiro bem de vida, Tenório expulsará Maria Bruaca de casa, mas ela receberá ajuda de José Leôncio, que colocara à disposição da mulher um advogado para cuidar do divórcio. Maria Bruaca vai descobrir que terá direito a 50% dos bens de Tenório.
O problema é que o vilão não deixará barato e Maria, já que ela não quer mais ser chamada de Bruaca, pode pagar com a própria vida. Tenório vai contratar um assassino de aluguel para dar fim na esposa, no amante dela, em José Leôncio e nos filhos dele. Os próximos capítulos da novela escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, prometem bastante.