Brad Pitt disse, em entrevista à GQ, que está enfrentando uma doença pouco conhecida do grande público. O ator de Hollywood teria sido acometido por prosopagnosia, também conhecida popularmente por cegueira facial. O problema não teve um diagnóstico oficial, mesmo assim, o loiro garante ter a doença que atinge a parte neurológica.
Segundo o ator, ele gostaria de conhecer outra pessoa que também enfrenta esta condição e revela que ninguém acredita que ele passa por este problema.
Informações divulgadas pela CNN mostra que a doença se trata de um distúrbio neurológico que causa dificuldades em relação a reconhecimento dos rostos. A doença pode gerar constrangimentos já que os indivíduos não conseguem identificar faces de pessoas, sejam pouco conhecidas ou próximas, como os próprios familiares.
Por conta desse distúrbio, a pessoa passa por algumas situações em que não cumprimenta conhecidos. No caso de Brad, ele teme ser visto como inacessível e egocêntrico por não ter facilidade em reconhecer faces.
Quais as causas da cegueira facial?
As causas da cegueira facial podem ser desde traumas no cérebro, AVC ou até mesmo relacionado a ordens genéticas.
Pouco conhecida e estudada, a condição não tem um tratamento específico. Os pacientes que desenvolvem a prosopagnosia por conta do acidente vascular cerebral recebem treinamento para usar de outras ferramentas de identificação de pessoas, como roupa, voz ou outras partes do corpo mais particulares de cada indivíduo. Contudo, a parte de identificar o rosto fica fora dessa técnica.