José Lucas agarra Juma à força e o clima fica tenso em Pantanal, mas nos próximos capítulos o filho de José Leôncio chegará à conclusão que é melhor ir embora antes que algo ainda mais grave aconteça.
O peão chamará o pai para uma conversa e dirá a ele que sente uma paixão muito forte pela cunhada e que mulher nenhuma fez ele sentir isso, completando em seguida: “E a desgraça é que… eu acho que eu mexo com ela também“.
O fazendeiro ficará estarrecido ao ouvir a confissão do filho e Zé Lucas continuará com o desabafo, contando inclusive tudo que aconteceu na tapera. José Leôncio perguntará se Jove já sabe o que houve e o ex-caminhoneiro afirma que não contou nada, mas só o jeito como o irmão olhou para ele, já dá a entender que sabe de tudo.
Em choque, José Leôncio dirá que jamais imaginou que veria dois filhos brigando por Juma. O peão admitirá para o pai que teme perder a cabeça, de tanto que ama a menina-onça e que por isso acha melhor ir embora.
“Ela e o mano Joventino vão se casá. Ela só pensa nele, e ele só pensa nela“, lamentará Zé Lucas. O personagem de Marcos Palmeira explicará ao filho que ele não pode ir embora assim, mas o peão dirá que não pode ficar na fazenda e atrapalhar o amor do irmão e de Juma.
“Eu num posso dexá ocê caí nesse mundo um José Lucas de Nada ôtra veiz“, afirmará o fazendeiro, tentando convencer o filho a continuar na fazenda com a família, enquanto pensa em uma solução para o problema.
Apesar da insistência do pai, o ex-caminhoneiro se mostrará determinado a ir embora.