Os capítulos da próxima semana na novela Pantanal darão destaque para uma descoberta que será feita por Juma a respeito do Velho do Rio, pois a menina-onça descobrirá que o ancião se transforma em cobra em algumas situações.
Isso aconteceu recentemente, quando a entidade sentiu cheiro de fumaça e viu que a mata estava em chamas. O personagem de Osmar Prado saiu em busca dos culpados, mas em forma de uma sucuri gigante e se arrastou pela floresta e rios até encontrar o fazendeiro e seus capangas, responsáveis pelo incêndio criminoso.
O ancião dirá a Juma que ela herdou da mãe esta característica de ser uma guerreira, uma mulher corajosa. Em seguida revelará que viu o pai da mocinha cair morto bem na porta da tapera onde ela mora, sem ter tempo nem mesmo para se defender.
Maria Marruá decidiu fazer justiça, lutou feito uma onça e ignorando o perigo se debateu com uma sucuri até arrancar a filha da boca da cobra.
O pai de José Leôncio ainda contará à menina-onça: “Maria Marruá virô onça a primêra veiz pra sarvá a vida da sua cria… Pra livrá ela da maior de todas sucuri”.
Ao ouvir isso, Juma descobrirá que a cobra que tentou levá-la quando era apenas um bebê, na verdade, se tratava do Velho do Rio. Chocada, a namorada de Jove colocará o ancião contra a parede, perguntando se ele tinha intenção de matá-la.
“Eu ia te cuidá… Ia te criá… Como se fosse minha. Acabô que eu quase virei a primêra presa de Maria Marruá”, admitirá o ancião, que em seguida fará um carinho em sua neta postiça.