A indireta dita por Guta para Filó, em relação a Tadeu não se parecer com um Leôncio, fará com que o personagem de Marcos Palmeira fique intrigado com a fala da moça. O dono de terras ficará remoendo a conversa com a companheira e ainda colocará a mulher contra a parede nos próximos capítulos de Pantanal.
A cozinheira demonstrará ter ficado ofendida com a desconfiança e dirá que a engenheira está apenas querendo semear “intriga” na família. Filó estará fazendo as suas atividades na cozinha, no momento em que José Leôncio chegar, intrigado, dizendo que não entendeu o que a filha de Tenório quis dizer.
Filó responderá que ela também não, mas Guta nunca sabe o que diz. O pecuarista responderá que ela falou com muita convicção. Para tentar despistar o assunto, a dona de casa argumenta que todas as pessoas que falam besteira, agem dessa forma.
Filó questiona ao amado se ele acredita que ela ainda esconde algo depois de tantos anos. O fazendeiro perceberá que a mulher ficou magoada e tenta contornar a situação: “Num acho… E nem acho que teria cabimento eu vim lhe magoá com nenhuma desconfiança”.
A mãe de Tadeu diz que era isso que Guta queria, semear a intriga entre eles, já que ambos nunca aprovaram esse namoro. A cozinheira conclui o assunto, dizendo que eles devem agradecer pelo fato do namoro dos jovens não ter ido adiante, e rezar para que o herdeiro encontre alguém que o ame de verdade, e que seja do agrado deles. Porém, José Leôncio continuará desconfiado da fala da engenheira, visto que ele também já teve o pé atrás com esse assunto.