A atriz Guta Stresser ficou conhecida em todo o Brasil depois de participar da série A Grande Família. Na atração exibida pela TV Globo entre 2001 e 2014, Guta deu vida à personagem Bebel, filha de Lineu (Marco Nanini) e dona Nenê (Marieta Severo) e esposa do irreverente e trambiqueiro Agostinho (Pedro Cardoso).
Recentemente, a atriz abriu o jogo sobre o diagnóstico de esclerose múltipla que recebeu em entrevista à revista Veja. Guta Stresser tem 49 anos e contou que começou a apresentar sintomas, como zumbido nos ouvidos, formigamento nos pés e esquecimento de palavras básicas, além de dores de cabeças muito fortes.
Os sintomas apareceram quando ela participava da Dança dos Famosos, em 2020. Guta fez uma ressonância magnética e perdeu o chão ao receber o diagnóstico. Na entrevista, a atriz contou o que ouviu do médico neurologista que a atende. O profissional explicou para Guta que o diagnóstico não é um sentença e que a doença não tem cura, mas tem tratamento.
A atriz achava que poderia ficar incapacitada ao ser diagnosticada com a doença neurológica crônica e autoimune. A atriz já iniciou o tratamento que busca amenizar os sintomas e evitar o agravamento da doença.
“O médico explicou que se trata de uma doença autoimune em que o próprio corpo ataca a mielina — a capa de gordura que reveste os neurônios e ajuda nas conexões da mente”, explicou Guta. O tratamento adequado para a esclerose múltipla começa com o diagnóstico adequado da doença. O acompanhamento é feito por um neurologista, especialista neste tipo de caso.